O que é a Hérnia de Disco?

Uma hérnia de disco ocorre quando um dos discos intervertebrais, estruturas que atuam como amortecedores entre as vértebras, sofre desgaste ou lesão. Isso pode fazer com que o núcleo central do disco (núcleo pulposo) se projete para fora de sua posição normal, pressionando as raízes nervosas ou a medula espinhal.

A hérnia de disco afeta mais comumente a região lombar (parte inferior das costas), mas também pode ocorrer na região cervical (pescoço) e torácica.

Agendar Consulta

Tipos de Tumores Cerebrais

Fatores de Risco para Hérnia de Disco

Os principais sinais de alerta que podem indicar um risco de Hérnia de Disco

Quando consultar um Neurocirurgião para o tratamento de Hérnia de Disco?

É aconselhado buscar um neurocirurgião especialista no tratamento de hérnia de disco ao notar a presença de sinais e sintomas como:
 
c1
Dores persistentes nas costas, pescoço, braços ou pernas.
c2
Sintomas intensos a ponto de limitar andar e até dormir.
c3
Fraqueza ou perda de sensibilidade nas extremidades.
c4
Dificuldade de controle da bexiga ou do intestino.
c5
Falha de tratamentos não-cirúrgicos (como injeções).

Agende sua consulta e
realize a avaliação médica.

(11) 99220-3836

Diagnóstico da Hérnia de Disco

O diagnóstico da hérnia de disco geralmente envolve uma combinação de avaliação clínica e exames de imagem, seguindo estas etapas:
 
1
Histórico Médico
2
Exame Físico
3
Exames de Imagem
4
Exames Adicionais

Tratamento para Hérnia de Disco

O tratamento para a hérnia de disco dependerá da gravidade dos sintomas do paciente. Inicialmente, inclui:
 
  • Repouso
  • Modificação de atividades
  • Medicamentos para dor e inflamação
  • Fisioterapia
  • Injeções de Corticosteroides ou Ácido Hialurônico
  • Bloqueios nervosos para a dor

Quem tem Indicação Cirúrgica de Hérnia de Disco?

Os pacientes aptos para a cirurgia de hérnia de disco são aqueles que não apresentarem resposta aos tratamentos clínicos ou apresentam um grau elevado de comprometimento das funções neurológicas pela compressão da medula.

Como é feita a cirurgia para Hérnia de Disco?

A cirurgia para hérnia de disco é feita de forma minimamente invasiva, geralmente através da endoscopia de coluna. Os principais procedimentos cirúrgicos são:
Discectomia
Remoção da parte do disco que está pressionando a raiz nervosa ou a medula espinhal.
Laminectomia
Remoção de uma parte do osso vertebral para aliviar a pressão no canal espinhal.
Fusão Espinhal
Conexão de duas ou mais vértebras para estabilizar a coluna.
Artroplastia de Disco
Substituição do disco danificado por um artificial.

Dr. Rômulo Almino

Neurocirurgia e Tratamento de Coluna
CRM: 126.291 | RQE: 37183
O Dr. Rômulo Almino é médico especializado em neurocirurgia pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). É um neurocirurgião amplamente experiente no tratamento de doenças da coluna e cérebro, em adultos e crianças, através de técnicas e conceitos minimamente invasivos.
 
Realiza tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para condições da coluna e do cérebro. Além de realizar atendimento de pacientes estrangeiros que residem no Brasil ou visitantes internacionais, com fluência em inglês e alemão.
 
Rosângela Aiala
Rosângela Aiala
12/12/2023
Suoer Recomendo o Dr Rômulo, profissional espetacular, atencioso, ético, paciente. Passei em consulta com ele p pedir uma 2a opinião do meu tratamento, ele foi super atencioso, tirou todas as minhas duvidas e me orientou o q fazer em relação ao tratamento e com o plano de saúde. Um profissional espetacular! Obrigada Dr Rômulo pela empatia e paciência q teve comigo.
Eu Eu
Eu Eu
19/11/2023
Médico extremamente competente. Dedicado e atencioso.
Ana Carolina Coelho
Ana Carolina Coelho
16/06/2022
Recomendo o Doutor Rômulo de olhos fechados, passei por vários médicos neurocirurgiões e ele foi o melhor que encontrei para fazer minha cirurgia na coluna cervical, excelente profissional, muito humano, muito competente, qualquer dúvida que tiver ele responde na ponta da língua, tem total autonomia no que fala e faz, muitíssimo inteligente. Operei em 04/06/2018 e minha cirurgia, meu pós operatório foram um sucesso. Tinha perdido quase todo o movimento do braço esquerdo, devido a uma hérnia de disco extrusa na C6 e C7, e após a cirurgia recuperei 100% do movimento novamente e as dores insuportáveis que sentia não sinto mais. Muito obrigada Doutor Rômulo!!!
luana oliveira
luana oliveira
18/11/2021
Extremamente competente,o melhor médico da área com quem me consultei.

Perguntas Frequentes

Como posso aliviar a dor causada pela hérnia de disco em casa?
Algumas medidas para aliviar as dores em casa incluem: repouso moderado (não prolongado), aplicação de compressas de frio ou calor área afetada, exercícios de baixo impacto recomendados com acompanhamento de fisioterapeuta, e uso de medicamentos para dor conforme prescrito por um médico.
Quanto tempo leva para se recuperar de uma hérnia de disco?
A recuperação pode variar dependendo da gravidade da hérnia e do tratamento escolhido, podendo levar de algumas semanas a meses. A cirurgia pode requerer um período de recuperação mais longo.
Como posso prevenir futuras hérnias de disco?
Algumas dicas de como prevenir o aparecimento de novas hérnias de disco são: manter uma postura adequada ao realizar atividades repetitivas ou que envolvam carregamento de peso, praticar exercícios regulares para fortalecer os músculos do tronco e das costas, manter um peso saudável, e evitar fumar.
Entre em contato